domingo, 13 de janeiro de 2013

Partida




















Somos Como Rochas...Para Sempre Viveremos


 Chegou a hora de avançar para uma nova etapa do escutismo. Ao fim de alguns anos passados em conjunto chegou o momento da vossa partida onde cada um irá decidir o rumo a tomar na sua própria vida escutista. Aproximam-se novas etapas e maiores responsabilidades. Agora mais preparados e levando dentro de cada um o "Homem Novo", reconhecereis melhor os caminhos do bem e do mal. 
Nós, aqueles que cá ficam, ainda temos uma longa etapa a percorrer e vamos socorrer-nos dos vossos exemplos e modelos a seguir para continuar este caminho. Por todos os anos que dedicaram à secção e por todo o empenho que foram demonstrando ao longo do tempo, temos uma pequena recordação para cada um de vós.

No centro do altar encontra-se o fogo, fogo esse que vos vai aquecer e iluminar durante o resto da vossa caminhada dentro do escutismo.


Bruno, o símbolo que se identifica contigo é a mochila, ela significa a determinação de ir sempre mais além. Dentro dos escuteiros tens sido uma força da Natureza, sempre que uma ideia é lançada ao ar, tu fazes com que ela se concretize. Não há longe nem distância, há um futuro que espera por ti, és grande, e vais tornar o nosso escutismo cada vez melhor, é de escuteiros como tu que o CNE precisa.

Rui, o símbolo que se identifica contigo é a tenda, ela significa a mobilidade e rapidez de se pôr em marcha. Tens uma personalidade um pouco diferente dos restantes caminheiros, mas sempre que algo surge no nosso caminho não hesitas, adaptas-te ao que te oferecem e segues em frente. A tenda é também o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, e quando tu estás presente é contagiante a tua alegria, transformas tudo o que é negro em algo belo. Trazes ao escutismo a alegria que precisamos quando os problemas surgem, o escutismo precisa também e sempre dessa alegria e energia.

Renato, o símbolo que se identifica contigo é a vara bifurcada, ela significa fazer ou renovar as suas opções. Sempre que há algo para ser concretizado, tu estás lá de corpo e alma. Dedicas-te a 100% a qualquer trabalho dentro do escutismo. Não há nada impossível para ti, desde que seja para ajudar o próximo tu comprometes-te e nunca deixas ninguém ficar mal. Nunca pedes nada em troca, renovas as tuas opções em favor e detrimento dos outros, tu estás sempre lá. Não te canses de ser assim, o escutismo não sobrevive sem escuteiros dedicados.

Isa, o símbolo que se identifica contigo é o pão, ele significa o alimento do corpo, dado em partilha. És caminheira em Sequeira há pouco tempo, mas desde o primeiro dia que fazes parte da família. Dentro de uma comunidade ou grupo é preciso o alimento, aquela pessoa que equilibra o ambiente, quando há uma grande tensão ela transforma em alegria e quando há uma enorme agitação ela transforma em serenidade. Tu és assim, és o Zen do escutismo, o sol no meio da tempestade e a gota de chuva no meio do deserto, e partilhas tudo isso com quem te rodeia. Continua assim, pois tu és o equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, que achas?